top
logo

ONLINE

Nós temos 4 visitantes online

 

 

logomed

logoffm

logocaoc

logoaaaoc

dc

logohc

 

SÍMBOLO DA FMUSP

logofmusp

 
A figura feminina é Higéia, filha de Esculápio, que preside a Saúde e a Higiene. Leva a cura na taça em sua mão esquerda. O galo canta a chegada do Sol da manhã, que é uma roda do carro do deus Apolo - médico, pai de Esculápio. No pergaminho, está escrito "Aforismas", a obra mais célebre de Hipócrates. O cesto, portanto, comporta a obra hipocrática; os ensinamentos desse homem médico humanizam o legado divino do deus Apolo e do semi-deus Esculápio.
 
 

feed-image Feed Entries
Home
Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Medicina da USP
Nova Professora Titular de Clínica Médica

rosamariarodriguespereiraNossa colega, Antiga Aluna da 65ª Turma, Rosa Maria Rodrigues Pereira, é a mais nova Professora Titutular de Clínica Médica da FMUSP, onde se graduou em 1982, tem mestrado em Medicina - Reumatologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Medicina - Reumatologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1996). Pós-doutorado em biologia celular e molecular aplicada à célula óssea, pela Universidade de Connecticut (1998-2001). Livre-Docência em 2005 pela Faculdade de Medicina da USP, Professor Associado Nível 3 da Faculdade de Medicina da USP (2011). Atualmente é Professor Titular da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (aprovada maio de 2014) e diretora do Serviço de Reumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP. Também é Membro da Congregação da FMUSP, Membro do Conselho de Departamento da Clinica Médica da FMUSP, Membro da Comissão de Graduação da FMUSP, Presidente da Comissão de Ensino da Clinica Médica -FMUSP. Responsável pelo Laboratório de Metabolismo Ósseo da Disciplina de Reumatologia da FMUSP (LIM-17), coordenadora do ambulatório de Osteoporose/Doenças Osteometabólicas do Serviço de Reumatologia do HCFMUSP e assistente dos ambulatórios de Doenças Reumatológicas Juvenis e do ambulatório de Vasculites. É coordenadora da Liga de Osteoporose da FMUSP.Possui colaboração internacional com a Universidade de Sherbrooke, Canadá e com a empresa Alzchem, Alemanhã. É membro da Sociedade Americana de Reumatologia (ACR), da Sociedade Americana de Metabolismo Ósseo e Mineral (ASBMR), Sociedade Brasileira (SBR) e Sociedade Paulista de Reumatologia (SPR). Diretora Científica da Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (ABRASSO) - Regional São Paulo (2014-2016). É assessor ad hoc da FAPESP, revisor do CNPq. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Reumatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: osteoporose induzida por glicocorticoide, osteoporose secundária a doenças reumatólogicas, arterite de Takayasu, doenças reumatólogicas juvenis; com auxílios FAPESP, bolsa produtividade em Pesquisa do CNPq e bolsa Federico Foundation, Suíça. 

 

 
I Curso Intensivo de Endocrinopatias na Gestação,

O setor de Endocrinopatias na Gestação da Clínica Obstétrica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP está promovendo o I Curso Intensivo de Endocrinopatias na Gestação, que ocorrerá nos dias 16 e 17 de agosto de 2014

O curso será composto de aulas teóricas e discussão prática de casos clínicos, com a proposta de capacitar e atualizar o profissional de saúde para o cuidado de gestantes com diabetes e doenças da tireóide.

Informações e inscrições: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 
Homenagem ao Fundador da FMUSP

arnaldo-05jun2014Anualmente, no dia 5 de junho, é lembrada a data de falecimento do Fundador e Primeiro Diretor da FMUSP, Dr. Arnaldo Augusto Vieira de Carvalho. No último dia 5, 94º do seu falecimento, uma homenagem especial foi prestada pela Prof. Miriam Nacagami Sotto, Professora Titular mais recente da Faculdade de Medicina da USP. Baseada em excelente pesquisa bibliográfica, destacou seu papel de cientista, de coordenador e de empreendedor. Na sala da Congregação fez a apresentação que disponibilizamos neste site. Em seguida foram colocadas flores junto ao busto do Dr. Arnaldo. Veja o texto e a apresentação em power point.

 
Registro Histórico-Avaliação - Curso Experimental de Medicina

No ano de 1968 foi introduzida à Faculdade de Medicina-USP uma nova proposta curricular, paralela a já existente, denominada Curso Experimental de Medicina (CEM-FMUSP), redundando na divisão de dois cursos distintos. Essa nova proposta integraria as disciplinas a partir de uma metodologia inovadora, com a preocupação em implementar um curso médico que formasse profissionais mais capacitados, com uma clara incorporação e um aprofundamento dos aspectos sociais da medicina, da saúde e do adoecimento.  Mesmo tendo sido o curso fechado no ano de 1975, mas com suas turmas já existentes sob a denominada “fusão curricular”, até o ano de 1980, tal experiência e contexto nunca foram estudados e conhecidos em sua profundidade, sendo uma marca divisora na própria história da instituição e das possibilidades vividas em torno de uma nova visão do ensino médico e de sua prática no campo da saúde. Para isso, formou-se uma equipe de trabalho científico no sentido de sua recuperação histórica, bem como na atualização de temas que possam explicitar sua importância no âmbito curricular e profissional.

Dentro dessa proposta, gostaríamos de convidar toda a comunidade envolvida ao tema para participar desse projeto, colaborando na formação de um fundo documental a ser organizado no Museu Histórico-FMUSP.

Leia mais...
 
Criação do Show Medicina

flerts nebo-2014

Visitamos neste sábado, dia 5/4, nosso colega da 29ª Turma, Dr. Flerts Nebó. Perfeitamente lúcido e ativo aos 93 anos, utiliza computadores e internet, fato raro para colegas de sua geração. Contou-nos sobre sua passagem pela Casa de Arnaldo, onde liderou a criação do Show Medicina em 1944. Graduou-se em 1946 especializando-se em Reumatologia, realizando diversos cursos nos Estados Unidos e na Europa. Tem mais de 100 trabalhos científicos sobre reumatologia publicados no Brasil e no exterior. Paralelamente à suas atividades na clínica particular, foi Oficial da Polícia Militar do Estado de São Paulo, aposentando-se como Coronel Médico. Foi um dos fundadores da regional paulista da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores, (SOBRAMES-SP) e da Liga Sul-americana de Médicos Escritores, (LISAME). É membro titular da Academia Brasileira de Médicos Escritores, (ABRAMES). Em sua homenagem a Sociedade Brasileira de Médicos Escritores, regional do Estado de São Paulo (SOBRAMES-SP), criou o Prêmio  "Flerts Nebó" entregue anualmente a partir do ano 2000, para A Melhor Prosa do Ano. Veja seu depoimento.

 
« InícioAnterior12345678910PróximoFim »

Página 1 de 10

ANUIDADE 2014

 

 

ENCONTRO DE GERAÇÕES

 

Encontro de Gerações 2014

Dia 18/10/2014

 

Nosso próximo Encontro já tem data marcada: será dia 18/10/2014 (Dia do Médico)

Coloque em sua agenda para organizar compromissos

profissionais e familiares e principalmente para não marcar

encontros de sua própria turma nesse dia.

 

SAÚDE AAAFMUSP

 

logosaude

FACEBOOK

 

fac-aaafmusp

REDE DE DESCONTOS

Banner

Boletins

Veja nossos boletins mensais

boletim28

ENQUETE

Qual deve ser a prioridade da AAAFMUSP?
 

bottom
top

AAAFMUSP EM DESTAQUE

MAIS ACESSADAS

SAÚDE EM DESTAQUE

AGENDA DE EVENTOS


bottom

Fornecido por Joomla!. Designed by: mysql free hosting buy linux hosting Valid Eure-k Brasil.