top
logo

ONLINE

Nós temos 5 visitantes online

 

 

logomed

logoffm

logocaoc

logoaaaoc

dc

logohc

 

SÍMBOLO DA FMUSP

logofmusp

 
A figura feminina é Higéia, filha de Esculápio, que preside a Saúde e a Higiene. Leva a cura na taça em sua mão esquerda. O galo canta a chegada do Sol da manhã, que é uma roda do carro do deus Apolo - médico, pai de Esculápio. No pergaminho, está escrito "Aforismas", a obra mais célebre de Hipócrates. O cesto, portanto, comporta a obra hipocrática; os ensinamentos desse homem médico humanizam o legado divino do deus Apolo e do semi-deus Esculápio.
 
 

feed-image Feed Entries
Home
Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Medicina da USP
Degradação do Ensino Médico no Brasil

milton-ensino2

Estudo realizado pelo Conselho Federal de Medicina aponta diversas falhas na expansão desordenada de novas faculdades de medicina no Brasil. Grande parte não tem as mínimas condições de funcionamento e servem como um balcão de negócios, cobrando mensalidades altíssimas dos estudantes. Matéria veiculada pela Rede Globo no programa Fantástico de 23/08/2015, aborda essa questão. Veja também o depoimento do Prof. Dr. Milton de Arruda Martins, nosso colega da 60ª Turma e um dos melhores especialistas em Ensino Médico do país. Veja a íntegra da matéria (14 min.) no link: http://globotv.globo.com/rede-globo/fantastico/t/edicoes/v/estudo-inedito-do-conselho-federal-de-medicina-mostra-como-e-o-ensino-medico-no-brasil/4414921/ - Os responsáveis por essa degradação da formação médica não parecem preocupados com o atendimento que será prestado à população. 
 
FMUSP e IMT-USP comemoram Centenário do Prof. Carlos da Silva Lacaz

Médico, cientista, pesquisador e educador, o Prof. Carlos da Silva Lacaz é um dos mais renomados nomes da Medicina Brasileira e, no dia 25 de setembro, receberá uma homenagem durante a Jornada Comemorativa ao seu Centenário. O consolidador do movimento médico humanista no Brasil, será lembrado durante odia com atividades promovidas pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e pelo Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo (IMT-USP).

O evento, programado das 9h às 17h00, terá a abertura no Teatro da FMUSP e segue com palestras, conferência, vídeos e uma visita ao acervo do Museu Histórico que leva o nome do Prof. Carlos da Silva Lacaz, devido às suas contribuições à Medicina.

Os palestrantes serão o Prof. Dr. José Eduardo da Costa Martins, Professor Titular (aposentado) de Dermatologia da FMUSP; Prof. Dr. Flávio Queiroz Telles Filho, Professor Adjunto da UFPR e o Prof. Dr. André Mota, Coordenador do Museu Histórico "Prof. Carlos da Silva Lacaz" da FMUSP. E ainda o Prof. Ricardo Negroni, Professor na Mycology Unit Javier Muñiz Hospital Buenos Aires; Profa. Dra. Rosely Zancopé Oliveira, Pesquisadora Titular da FIOCRUZ – RJ; Prof. Dr. Arnaldo Lopes Colombo, Professor Titular da Disciplina de Infectologia da UNIFESP; Profa. Dra. Maria Irma Seixas Duarte, Professora Titular do Departamento de Patologia da FMUSP.

Data: 25 de setembro de 2015
Horário: das 9h00 às 17h00
Local: Teatro da Faculdade de Medicina da Universidade de SP

Confirmação de presença até o dia 15 de setembro de 2015 pelo email: cerimonial@fm.usp.br ou telefone: (11) 3061-7051

 
Faleceu as 74 anos o psiquiatra e educador Içami Tiba

O psiquiatra, educador e escritor Içami Tiba morreu em São Paulo no dia 02 de agosto. Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês para tratamento de um câncer desde janeiro deste ano.

Ele era filho de imigrantes japoneses, que vieram ao Brasil em 1936. Seus pais construíram um armazém em Tapiraí, no interior de São Paulo. Içami Tiba se formou em medicina pela Universidade de São Paulo, em 1968, e logo fez especialização em psiquiatria pelo Hospital de Clínicas, onde foi professor.

Suas obras foram referência para pais, filhos, educadores, psicólogos, psiquiatras e psicopedagogos. Tiba tinha uma visão considerada moderna e adequada aos dias atuais. Ele foi reconhecido por usar uma linguagem coloquial e bem humorada.

Içami Tiba deixa a mulher Maria Natércia, os filhos Natércia Tiba, André Luiz Martins Tiba e Luciana Martins Tiba, os netos Kaká e Dudu.

Ele foi professor de Psicodrama de Adolescentes no ‘Instituto ‘Sedes Sapientiae’; primeiro presidente da Federação

Fonte: Portal G1

 
Livro: História e Memórias da AAAFMUSP, CAOC, AAAOC e Show Medicina

A AAAFMUSP está iniciando um novo projeto editorial onde publicaremos um livro contando um pouco da história da AAAFMUSP, CAOC, AAAOC e Show Medicina. O projeto será coordenado pelo Prof. Dr. André Mota, Diretor do Museu da FMUSP. O livro não falará apenas da história de cada entidade, mas também será baseado nas memórias dos antigos alunos que passaram pela casa de Arnaldo.

Por esse motivo, solicitamos que os antigos alunos que possuem algum material histórico, documentos, fotos, artigos, histórias e que tiverem o interesse em colaborar com o livro, entrem em contato com a AAAFMUSP.

Faremos a análise do material em conjunto com o Dr. André Mota, e sendo possível, colocaremos sua história no livro.

Para maiores informações, entrar em contato com a AAAFMUSP
E-mail: secretaria@aaafmusp.org.br

 
Doações e Contribuições

Conforme ficou definido em encontro realizado entre os representantes da AAAFMUSP, CAOC, AAAOC e Diretoria Executiva da FMUSP em 17/03/2015 estamos iniciando o processo de captação de doações para as entidades acaêmicas da FMUSP.

Neste primeiro momento as doações poderão ser realizadas através do Pagseguro do Uol. A pessoa que quiser contribuir com o CAOC ou AAAOC deverá clicar no botão abaixo doar e fazer a sua contribuição, no valor que desejar.

Posteriormente, deverá encaminhar um e-mail para informativo@aaafmusp.org.br com o seu nome, e-mail, telefone, data da contribuição e valor.

Todos os recursos arrecadados serão creditados na conta corrente da AAAFMUSP vinculada ao Pagseguro e ficarão retidos. Os repasses as entidades só serão realizados após a apresentação dos projetos por cada entidade. Os detalhes e informações dos projetos e seus respectivos investimentos serão publicados em nosso site, com total transparência.

A AAAFMUSP fará ainda uma prestação de contas mensal, informando todo o valor arrecadado, nome dos doadores, valores e transferência para osprojetos das entidades.

Nenhum valor será retido ou utilizado pela AAAFMUSP e o único valor descontado será os das taxas de operação cobradas pelo PagSeguro.

Informamos que estamos trabalhando para oferecer novas formas de captação e recebimento das doações

  

 

 
« InícioAnterior12345678910PróximoFim »

Página 1 de 12

ANUIDADE 2015

 

 

SAÚDE AAAFMUSP

 

logosaude

FACEBOOK

 

fac-aaafmusp

REDE DE DESCONTOS

Banner

Boletins

Veja nossos boletins mensais

boletim28

ENQUETE

Qual deve ser a prioridade da AAAFMUSP?
 

bottom
top

AAAFMUSP EM DESTAQUE

MAIS ACESSADAS


bottom

Fornecido por Joomla!. Designed by: mysql free hosting buy linux hosting Valid Eure-k Brasil.