top
logo

ONLINE

Nós temos 5 visitantes online

 

 

logomed

logoffm

logocaoc

logoaaaoc

dc

logohc

 

SÍMBOLO DA FMUSP

logofmusp

 
A figura feminina é Higéia, filha de Esculápio, que preside a Saúde e a Higiene. Leva a cura na taça em sua mão esquerda. O galo canta a chegada do Sol da manhã, que é uma roda do carro do deus Apolo - médico, pai de Esculápio. No pergaminho, está escrito "Aforismas", a obra mais célebre de Hipócrates. O cesto, portanto, comporta a obra hipocrática; os ensinamentos desse homem médico humanizam o legado divino do deus Apolo e do semi-deus Esculápio.
 
 

feed-image Feed Entries
Home
Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Medicina da USP
Colega da 55ª Turma é homenageado

 

manoel j teixeiraA Medalha Anchieta, concedida pela Câmara Municipal de São Paulo, é um reconhecimento a pessoas que conquistaram a admiração, o respeito e a gratidão do povo paulistano devido a sua significativa contribuição. Razão pela qual a comenda foi entregue em agosto passado ao Prof. Dr. Manoel Jacobsen Teixeira, Titular de Neurocirurgia da FMUSP e Diretor do Serviço de Neurocirurgia Funcional (DNF) do Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP, um dos centros mais avançados do mundo na área. Ao longo de sua carreira, o Prof. Dr. Jacobsen formou mais de 300 especialistas brasileiros, latino-americanos e europeus, orientou 80 teses de pós-graduação, publicou 20 livros e mais de 600 artigos científicos em revistas especializadas.

Leia mais...
 
ENSINO NA FMUSP - VALE DO RIBEIRA E HU
Em Reunião da Congregação da FMUSP de 29/08/2014 foi apresentado pelo Prof. Marcos Boulos o Projeto Vale do Ribeira - (PROVAR)  http://www.registro.sp.gov.br/n/usp-vai-auxiliar-gestao-saude-vale-ribeira  que levará assistência de qualidade a uma das regiões mais carentes do país, servindo ao mesmo tempo como plataforma de ensino para estudantes de medicina e residentes. O Prof. Edmund Baracat informou que no próximo ano a Bandeira Científica http://www2.fm.usp.br/cedem/arrobavirgula/2/indice.php será levada ao Vale do Ribeira, beneficiando os alunos de graduação, bem como a população local.
Uma questão bastante aguardada foi a discussão da possível desvinculação do Hospital Universitário (HU) da Universidade de São Paulo. O assunto foi noticiado pelos jornais e a justificativa seria o elevado gasto do Hospital dentro do orçamento da USP.
Leia mais...
 
Nova Professora Titular de Clínica Médica

rosamariarodriguespereiraNossa colega, Antiga Aluna da 65ª Turma, Rosa Maria Rodrigues Pereira, é a mais nova Professora Titutular de Clínica Médica da FMUSP, onde se graduou em 1982, tem mestrado em Medicina - Reumatologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Medicina - Reumatologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1996). Pós-doutorado em biologia celular e molecular aplicada à célula óssea, pela Universidade de Connecticut (1998-2001). Livre-Docência em 2005 pela Faculdade de Medicina da USP, Professor Associado Nível 3 da Faculdade de Medicina da USP (2011). Atualmente é Professor Titular da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (aprovada maio de 2014) e diretora do Serviço de Reumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Leia mais...
 
Homenagem ao Fundador da FMUSP

arnaldo-05jun2014Anualmente, no dia 5 de junho, é lembrada a data de falecimento do Fundador e Primeiro Diretor da FMUSP, Dr. Arnaldo Augusto Vieira de Carvalho. No último dia 5, 94º do seu falecimento, uma homenagem especial foi prestada pela Prof. Miriam Nacagami Sotto, Professora Titular mais recente da Faculdade de Medicina da USP. Baseada em excelente pesquisa bibliográfica, destacou seu papel de cientista, de coordenador e de empreendedor. Na sala da Congregação fez a apresentação que disponibilizamos neste site. Em seguida foram colocadas flores junto ao busto do Dr. Arnaldo. Veja o texto e a apresentação em power point.

 
Registro Histórico-Avaliação - Curso Experimental de Medicina

No ano de 1968 foi introduzida à Faculdade de Medicina-USP uma nova proposta curricular, paralela a já existente, denominada Curso Experimental de Medicina (CEM-FMUSP), redundando na divisão de dois cursos distintos. Essa nova proposta integraria as disciplinas a partir de uma metodologia inovadora, com a preocupação em implementar um curso médico que formasse profissionais mais capacitados, com uma clara incorporação e um aprofundamento dos aspectos sociais da medicina, da saúde e do adoecimento.  Mesmo tendo sido o curso fechado no ano de 1975, mas com suas turmas já existentes sob a denominada “fusão curricular”, até o ano de 1980, tal experiência e contexto nunca foram estudados e conhecidos em sua profundidade, sendo uma marca divisora na própria história da instituição e das possibilidades vividas em torno de uma nova visão do ensino médico e de sua prática no campo da saúde. Para isso, formou-se uma equipe de trabalho científico no sentido de sua recuperação histórica, bem como na atualização de temas que possam explicitar sua importância no âmbito curricular e profissional.

Dentro dessa proposta, gostaríamos de convidar toda a comunidade envolvida ao tema para participar desse projeto, colaborando na formação de um fundo documental a ser organizado no Museu Histórico-FMUSP.

Leia mais...
 
« InícioAnterior12345678910PróximoFim »

Página 1 de 10

ANUIDADE 2014

 

 

ENCONTRO DE GERAÇÕES

 

Encontro de Gerações 2014

Dia 18/10/2014

 

Nosso próximo Encontro já tem data marcada: será dia 18/10/2014 (Dia do Médico)

Coloque em sua agenda para organizar compromissos

profissionais e familiares e principalmente para não marcar

encontros de sua própria turma nesse dia.

 

SAÚDE AAAFMUSP

 

logosaude

FACEBOOK

 

fac-aaafmusp

REDE DE DESCONTOS

Banner

Boletins

Veja nossos boletins mensais

boletim28

ENQUETE

Qual deve ser a prioridade da AAAFMUSP?
 

bottom
top

AAAFMUSP EM DESTAQUE

MAIS ACESSADAS

SAÚDE EM DESTAQUE

AGENDA DE EVENTOS


bottom

Fornecido por Joomla!. Designed by: mysql free hosting buy linux hosting Valid Eure-k Brasil.